terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cromoterapia - a cura através das cores

As cores estão presentes em nossas vidas em todos os momentos, no ambiente que estamos, nas roupas, nos objetos, na luz. A partir dessa ideia, podemos usar as cores em benefícios de nossa saúde, com a Cromoterapia.


A cromoterapia é a técnica que utiliza as cores do Espectro Solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) para restaurar nosso equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual.
Essa prática vem sendo aplicada desde as antigas civilizações, principalmente a egípcia, indiana, chinesa e grega. Na China e na Índia, as cores eram mais relacionadas a Mitologia e Astrologia, enquanto no Egito, as cores eram usadas por sacerdotes-médicos, através de flores e pedras preciosas, para tratamentos médicos, conforme pesquisa do Dr. Paul Galioughi, autor do livro "La médicine des Pharaons". 

Com relação a Grécia, o conhecimento sobre o uso de cores na medicina, chegou séculos mais tarde através de Hipócrates, famoso médico grego, que esteve no Egito estudando a matéria médica com os sacerdotes-médicos por alguns anos. 

Existem 2 teorias bases para o uso da cromoterapia: a sutil, que considera os campos energéticos do ser que recebe a influencia das cores, e a científica, que foi comprovada com pesquisas científicas  que comprovaram que, quando a luz colorida atinge a estrutura, os átomos absorvem a nova energia (fótons), que  com sua movimentação atômica, substituem os antigos elétrons por novos.

Existem vários métodos de aplicação da cromoterapia, alguns exemplos são: luz artificial, mentalização, água solarizada, alimentos, roupas, decoração de ambientes, flores e cristais.



A Cromoterapia consta na relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...